Diminuindo o risco de acidentes

Acidentes de trânsito são responsáveis por muitas mortes no Brasil. Para diminuir o risco de colisões, é necessário adotar algumas medidas que irão garantir a sua segurança, a da sua família e a de outros motoristas.

Discussão

Evite discussões no trânsito e não pare para discutir fechadas ou batidas que não tenham prejudicado o veículo. É importante manter a calma e estar sempre pronto para acionar a polícia quando e se necessário.

Sinalização

Em casos de acidente, ligue o pisca-alerta e coloque o triângulo na pista a uma distância segura, para que outros motoristas consigam visualizar a obstrução e tenham mais cuidado ao trafegar.

Condições climáticas

Em muitos casos, você pode ser surpreendido por uma forte chuva ou intensa neblina. Acenda os faróis, reduza a velocidade e, se houver dificuldade na direção, busque abrigos como restaurantes ou estacionamentos. Não é recomendável parar no acostamento das rodovias, porque a visibilidade é baixa e outros condutores podem se envolver em acidentes.

Crianças

Deve-se ter atenção redobrada quando há crianças dentro do veículo, uma vez que elas podem desconcentrar o motorista.

Previna-se de roubos e furtos

Os roubos e furtos de veículos são crescentes nas grandes cidades e causam prejuízos a todos os motoristas. As dicas abaixo vão ajudá-lo a ficar mais atento no trânsito e a evitar situações de perigo que possam trazer danos à vida e ao patrimônio. Mas lembre-se: em caso de assalto, nunca reaja. Mantenha a calma e entregue os objetos que forem pedidos. Não faça gestos bruscos e peça permissão para movimentar-se.

FAÇA UMA COTAÇÃO ONLINE EM APENAS 4 PASSOS!

Na hora de estacionar

Evite deixar seu carro estacionado na rua, principalmente durante a madrugada. Isso pode ocasionar pequenos furtos de acessórios ou até o furto do veículo. Se for inevitável, procure ruas iluminadas e com movimento, estacionando em frente a restaurantes ou locais que possuam vigias. Lembre-se também de desligar o carro, retirar a chave do contato e trancar o veículo, mesmo que estacione por poucos minutos.

No portão de casa

Muitos roubos acontecem em frente a portões de casas ou entrada de prédios, quando os motoristas estão menos atentos. Por isso, procure medidas para evitar a ação de assaltantes, tais como: avise alguém de que você está se aproximando para que Previna-se de roubos e furtos o portão seja aberto e, assim não tenha que ficar com o carro exposto na rua; se tiver que abri-lo manualmente, retire a chave da ignição ao sair do carro. É importante reparar também em pessoas paradas próximas à entrada, atrás de árvores ou do outro lado da rua.

No trânsito

Procure transitar com vidros fechados, sempre que possível, e com as portas travadas. Não pare o veículo por pedido de carona na estrada. Leve um kit para emergências, que deve ter água suficiente para toda a família, biscoitos, cobertores para aguentar o frio e um kit de primeiros socorros. Não ofereça caronas a desconhecidos. Os semáforos também são locais visados por bandidos. Por isso, diminua a velocidade ao se aproximar deles, de forma que você não tenha que parar e possa seguir ao sinal verde. Fique atento aos retrovisores e distante do carro da frente o suficiente para desviar, caso identifique alguma atitude suspeita. Cuidado com falsos mecânicos, sempre solícitos, que aparecem milagrosamente para ajudá-lo em locais ermos, tão logo seu carro entre em pane.

Dentro do carro

Não guarde chaves extras, documentos de transferência e objetos de valor ou de uso pessoal. Se for necessário, evite deixá-los expostos nos bancos do veículo. Bolsas e pastas podem atrair assaltantes em motos. Guarde-as no assoalho do carro, atrás do banco do motorista.